domingo, 10 de junho de 2012

Projeto "Usinas Hidrelétricas e o Meio Ambiente"

  
Governo do estado de Rondônia
Secretaria de estado da educação
Coordenadoria regional de ensino – Vilhena – Rondônia
Curso “ensinando e aprendendo com as TICs 100hs”
Roteiro proposta do projeto

1. Identificação: CEEJA Vilhena
Nome do cursista: Maria Izabel Ramos, Cleci Lourdes Roso e Bruna Fernanda
Nome da Escola: Ceeja/Vilhena/RO
Série/ano, Número de alunos: 3ºs anos A e B- 35
Professores envolvidos: Profº L. Portuguesa, História e Geografia de Rondônia.

2. Definição do Tema:
“Ensinando e aprendendo com webquest” - Será estudado o conteúdo de Usinas Hidrelétricas em Rondôniaatravés de uma WebQuest, tendo como produto final um blog, fotos informações e panfleto informativo.

3. Justificativa
A Webquest é uma metodologia de pesquisa de forma orientada, na qual algumas ou todas as informações sãooriginadas de recursos da Internet.
“[...] uma metodologia de pesquisa na Internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico. É um formato de lições como qualquer outro, não requer nenhum software especial apenas a habilidade de criar web pages. É uma lição com estrutura, como qualquer outra, mas o fundamental dela é que está apresentado em tarefas executáveis e interessantes e que sejam próximas do dia a dia do aluno” (Dodge, 1995).
Os alunos se orientam através da WebQuest, para encontrar o que necessitam para fazer a pesquisa, sem ter que    “navegar” por vários sites correndo o risco de atrasar e comprometer a pesquisa.
Segundo Pretti (2006), a auto aprendizagem é também um processo de inter aprendizagem, porque seaprende com o outro, com o grupo, com os colegas. Por isso, atividades em equipe estimulam, motivam efacilitam a auto aprendizagem (WebQuest do Futuro – USP).
Se espera que essa metodologia de atividade a distância orientará para pesquisas mais elaboradas e atividades mais completas.

4. Objetivo (s)
GERAL
Melhorar o desempenho acadêmico de alunos dos terceiros anos A e B, do Ensino Médio – seriado do CentroEstadual de Educação de Jovens e Adultos, Vilhena  RO, utilizando recursos tecnológicos.
ESPECÍFICOS
·         Identificar a produção de energia a partir de usinas hidrelétricas em RO, avaliando o potencialenergético.
·         Avaliar limites e possibilidades e eventuais impactos socioambientais provocados pela instalação dossistemas de geração de energia a partir das usinas hidrelétricas em RO.
·         Promover ações na escola e na comunidade que contribuam para preservar os recursos hídricos e evitarusos inadequados da energia disponível, valendo-se das tecnologias disponíveis e seus recursos.

5. Conteúdos Usinas Hidrelétricas em Rondônia

6.       Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Por se tratar de um assunto que gera dúvidas quanto ao seus pontos positivos e negativos de implantação, osalunos responderão a um questionário para se ter um conhecimento prévio sobre o que eles  conhecem sobreconstruções de Usinas Hidrelétricas.
Esse questionário será arquivado para ser repetido assim que concluírem as atividades propostas e então fazerum gráfico comparativo de suas opiniões anteriores e posteriores aos estudos.
Em uma aula é apresentado aos alunos a WebQuest (WQ), seu objetivo e suas características. Cada alunopoderá acessar a WQ no LIE agendando horário, ou ir fazendo a atividade em casa se possuir computador cominternet.
Assim que terminarem as atividades os alunos terão explicação específica de cada produto final que decidiremfazer.
·         Um grupo manterá o blog atualizado fazendo os postes dos estudos;
·         O segundo grupo confeccionará um panfleto explicativo do conteúdo estudado para entregar acomunidade escolar;
·         Outro grupo será responsável por foto informação. Estas fotos serão feitas na visita a Usina Hidrelétricaaqui de Vilhena.
O encerramento será em forma de seminário, onde cada grupo irá expor seu trabalho dos estudos realizados.

    1. Recursos a serem utilizados
Materiais - Para o desenvolvimento do projeto serão necessários os seguintes recursos materiais:
- Computador com internet e impressora;
- 02 resma de papel sulfit;
- 01 automóvel para visita in loco à usina;
- 01 câmera digital para registros em fotografias;
- 01 Data show.

    1. Resultados esperados
Espera- se que ao final deste projeto os alunos tenha consciência das vantagens e prejuízos que essasmudanças ocorrem no meio ambiente.

    1. Avaliação

    1. Referências Bibliográficas
ABAR, Celina A. A. P. BARBOSA, L. M. WebQuest: um desafio para o professor! – São Paulo: Avercamp,    2008.
Consulta à internet:
http://www.webquest.futuro.usp.br/Artigos . Acesso em: 28 maio 2006.
MUELLER, Rafael Rodrigo. WebQuest: desenvolvendo a autonomia através da pesquisa na Web.Disponível em: http://www.WebQuest.futuro.usp.br/artigos /textos_rafael.html .
SILVA, Edna Marta Oliveira da. A webquest na internet: o novo material didático. Revista da FAE.http://www.portalwebquest.net/pdfs/curitiba
USP. WebQuest: Aprendendo na Internet. Disponível em: http://www.WebQuest.futuro.usp.br

Nenhum comentário: